3 tipos de insumos que possuem alternativa de compra mais barata

Tempo de leitura: 4 minutos

147 Flares Twitter 0 Facebook 147 Google+ 0 LinkedIn 0 Email -- 147 Flares ×
3 tipos de insumos que com certeza podem fazer com que sua empresa economize e seja melhor!
3 tipos de insumos que com certeza podem fazer com que sua empresa economize e seja melhor!

Uma empresa necessita de uma série de consumíveis para se manter em funcionamento enquanto produz o seu produto. É função do departamento de compras da empresa adquirir esses insumos para o funcionamento da companhia e garantir que os custos desses consumíveis sejam o mais baixo possível, aumentando assim o lucro que a empresa terá no fim de cada mês.

Mas como achar alternativas de baixo custo para insumos? Quais os tipos de materiais que possuem essas opções para diminuir os custos da empresa? Veja alguma dicas que preparamos para você.

Energia solar em vez de energia elétrica

Energia solar é uma brilhante invenção do homem!
Energia solar é uma brilhante invenção do homem!

Uma empresa consome energia. Seja ela uma fábrica de grande porte num grande complexo industrial ou um pequeno escritório numa cidade do interior, todas as empresas vão necessitar de algum tipo de energia para funcionar. E o tipo mais comum de energia utilizado é, claro, a energia elétrica. Afinal, é só ligar máquinas, computadores e  os outros aparelhos necessários para o funcionamento da empresa na tomada e pronto, você está preparado para trabalhar.

Mas e se houvesse uma alternativa de compra mais barata para economizar na conta de energia? Você gostaria de conhecer? A verdade é que existe sim: a energia solar.

Segundo o Dasol (Departamento Nacional de Aquecimento Solar) da Abrava (Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento), o kWh de energia solar térmica custa cerca de R$ 0,13, contra o custo de R$ 0,55 da energia elétrica. A economia, como já visto, é de 75%.

Claro que toda a instalação e adaptação do maquinário para funcionar com energia solar pode sair caro, mas antes de pensar nisso faça os cálculos de quanto tempo você levaria para pagar o investimento e de quanto você economizaria todo o mês com uma queda de 75% no consumo de energia.  Veja se esses insumos são uma vantagem para a sua empresa.

Cartuchos compatíveis de tinta

Cartuchos compatíveis possuem o mesmo rendimento de um original!
Algumas empresas como a Lemar Ink conseguem obter o mesmo rendimento em relação ao original!

Um dos maiores gastos em empresas hoje são com cartuchos de tinta. Eles são usados para todo o tipo de impressão de documento que a empresa precisa. Esse é um sinal para que o setor responsável pelo controle de impressões encontre alternativas para diminuir o número de cópias e, consequentemente, os gastos.

O que fazer nessa hora? Uma boa solução é a utilização de cartuchos compatíveis de tintas em vez de cartuchos originais das fabricantes de impressoras. Explicamos: um cartucho original é o cartucho produzido pela própria fabricante da impressora. Uma impressora HP usaria um cartucho HP, por exemplo. Já os cartuchos compatíveis são feitos por outras empresas, mas funcionam nas impressoras da mesma forma.

As vantagens de utilizar um cartucho compatível são muitas:

  • Preço: um cartucho original pode  custar 263% mais caro que um compatível. Por isso são uma alternativa de compra mais barata.
  • Rendimento: os cartuchos originais costumam vir com travas para que ele não fique completamente cheio, enquanto os insumos compatíveis não possuem essa limitação.
  • Qualidade: segundo pesquisas, as diferenças de qualidade de impressão em preto e branco dos cartuchos compatíveis com os originais é imperceptível.

Terceirizar serviço de limpeza

Não importa o tamanho do local, sempre é necessário que haja limpeza!
Não importa o tamanho do local, sempre é necessário que haja limpeza!

Assim como todas as empresas necessitam de energia, todas também vão precisar de um serviço de limpeza. Algumas companhias acabam contratando funcionários de limpeza,  optando por arcar com todos os encargos trabalhistas.

Enquanto isso, existem alternativas de terceirização no mercado, onde é possível contratar empresas que executam o serviço de limpeza (e outros também, como de segurança, Recursos Humanos, apoio jurídico) por um preço que sai mais barato do que a contratação em tempo integral desses funcionários.

Em qual tipo de insumos a sua empresa costuma poupar ou encontrar alternativas mais baratas? Compartilhe com a gente as suas experiências!

 

Comentários no Facebook